LENDA BARROS SOM | UMA HISTÓRIA DE LUTAS E VITÓRIAS
Ao longo de sua carreira, Barros tem sido uma figura recorrente em competições renomadas

Osmar Barros Nascimento, chamado carinhosamente pelos amigos de Barros Som, ou simplesmente Barros, já superou a marca de 300 medalhas e 150 troféus conquistadas em competições no atletismo. O que torna o feito ainda mais emblemático, é o fato de ele ter iniciado a competir aos 18 anos, entre as competições estão corridas como a de São silvestre, a maratona de Brasília e mais 7 estados. Toda a coleção de medalhas e troféus conquistados em cinco décadas, teve homenagem com vitória na 1º Corrida guardiões do guaraná, um belo evento esportivo, organizado pela 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (10ª CIPM Maués), com total apoio da Prefeitura de Maués, em comemoração a semana da pátria, que aconteceu no dia 10 de setembro de 2023.
Rotina de competições
Barros, faz uma rotina de 3 treinos por semana, sempre visando competições futuras, o mesmo divide seu tempo, a treinos, trabalho e igreja.
“As dificuldades são muitas, como não temos treinador, seguimos fazendo nosso próprio cronograma de treinamento, e mesmo diante das dificuldades, e o espaço para o trabalho, achamos tempo para ajudar jovens, e através de nós, já renderem muitos frutos, tanto no atletismo quanto em outras modalidades .”


Ao longo de sua carreira, Barros tem sido uma figura recorrente em competições renomadas. Uma das provas que ele mais gosta é a Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo, uma extenuante corrida de 15 quilômetros. Ele já competiu nessa prova quatro vezes, obtendo resultados notáveis. “Sou o primeiro atleta de Boavistense a trazer a medalha de São Silvestre para o município .
Mesmo tendo corrido provas conhecidas internacionalmente, como a São Silvestre e a Corrida maratona internacional, em Manaus, além de provas difíceis como Brasília, Belo Horizonte, Santa Catarina, Apucarana no Paraná, Goiânia e Vila Velha no Espírito Santo, a sua prova preferida é sem dúvida a de Brasília. “Parte do percurso acontece no eixo central de Brasília, e além disso, ela passa por locais muito bonitos, como estádio Mané Garrincha, ferroviária, congresso nacional”, diz ele. Além das provas já citada em todo Brasil, uma das provas tradicional que marca a sua carreira no atletismo amazonense, e a corrida de Tiradentes, Henrique Acher Pinto, corrida do fogo e a tradicional Maratona Internacional de Manaus.
Agradecimentos
Na oportunidade, agradecer a Deus, por cada uma das pessoas que de forma especial, tem nos estendido as mãos quando precisamos, tanto para manter nosso treinamento, quanto para a nossa logística de locomoção para outras cidades/estados para participarmos das competições, agradecer o meu prefeito e parceiro prefeito de Boa Vista do Ramos Eraldo Cb, Prefeito de Itacoatiara Mario Abraim, prefeito de Manaus Davi Almeida, colônia dos pescados de BVR, comando do corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Governo do Estado do Amazonas
Agradecer ainda os parceiros da minha querida cidade de Boa Vista do Ramos, que são:













Por: Redação
