As Principais Notícias da Região
Manaus/AM - quinta-feira, 17/07/2025
t1
modelo site 02
previous arrow
next arrow

Idam leva assistência técnica a aquicultores de todo o estado

Órgão oferece acompanhamento técnico em todas as etapas da atividade, desde o licenciamento até o apoio logístico e capacitação

728-01

Nesta segunda-feira (20/03) é celebrado o Dia Nacional da Aquicultura, uma das principais atividades do setor primário no Estado do Amazonas e que recebe o acompanhamento do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em todas as suas etapas, desde a assistência ao produtor em se licenciar, até a capacitação para o manejo e comercialização do pescado.

Para a engenheira de pesca Karen Alves da Silva, gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca do Idam (GEAP), o trabalho do Instituto com a aquicultura é essencial, tendo como seu público principal o pequeno produtor.

“Nós fazemos o acompanhamento desde o primeiro passo, prestando Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com o licenciamento, o fornecimento de alevinos e a capacitação desses aquicultores. Temos hoje a estação de Balbina, a principal estação reprodutiva do Amazonas, e que faz o abastecimento de alevinos para todo o estado, com o Idam atuando diretamente na logística de levar esses animais até o produtor”, informou a engenheira.

Ainda segundo Karen, a aquicultura foi prejudicada durante a pandemia de COVID-19, mas já se observa um retorno ao crescimento da atividade.

“Estamos tendo uma retomada dessas atividades. Observamos cada vez mais nossos gerentes nas unidades locais solicitarem o apoio da GEAP para que se faça o levantamento e diagnóstico da aquicultura em seus municípios. Então temos perspectivas boas para superar os gargalos existentes e continuar a desenvolver a aquicultura no município”.

Considerada uma alternativa promissora e sustentável, a criação de peixes é uma das principais atividades responsáveis pela geração de empregos, ocupação econômica e renda no estado.

A aquicultura se apresenta também como uma solução viável para a manutenção da produção de peixes principalmente para atender a demanda local no período entressafra, bem como manter a oferta constante nos grandes centros urbanos. Praticada de diversas formas como barragens, tanque escavado, tanque rede e em canais de igarapés, a atividade produziu mais de 20 mil toneladas de pescado em 2021

O diretor técnico do Idam, Radson Alves, ressalta ainda a importância do setor para a preservação de espécies ameaçadas através da criação sustentável, que substitui a pesca predatória.

“A aquicultura licenciada pelo Idam permite a produção de espécies proibidas no âmbito do extrativismo, como é o caso de algumas espécies de peixes ornamentais. Isso faz com que tenhamos um produto regional sustentável e de qualidade, trazendo também renda e emprego para o homem do campo, que é uma determinação do Governo do Estado”, concluiu Radson.

728-02
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba mais

Política de privacidade
× Fale conosco!