As Principais Notícias da Região
Manaus/AM - quinta-feira, 17/07/2025
t1
modelo site 02
previous arrow
next arrow

ENCHENTE: ASSIS BRASIL/AC, SAI NA FRENTE COM CONSTRUÇÃO DE MURO DE CONTENÇÃO E ORLA DO RIO ACRE.

Os trabalho de construção está a todo vapor e em breve será entregue a população

728-01

Distante a 370 km da capital Rio branco, Assis Brasil está localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia.

Com uma população, de 8.100 habitantes dados do IBGE de 2022. O município é servido pela Estrada do pacifico, que é a única rodovia que liga o Brasil ao Peru.

Letreiro de Assis Brasil/Ac

É também uma das cidades do acre que mais sofre com a enchente, nos últimos 11 anos foram 3 alagações, 2012, 2015 e 2023, esse ano foram aproximadamente 1.400 pessoas atingidas, tanto na zona urbana, quanto na zona rural.

Diferente de outros municípios que também são afetados pela enchente, Assis Brasil sai na frente, com a construção da Barreira de um muro de contenção e orla nas margens do Rio Acre, essa obra vai evitar que a agua não adentre parte da cidade, impedindo a alagação total do local.

Bairro de Assis Brasil mais atingido pelas alagações

 

Na cidade peruana de Iñapari que fica ao lado de Assis Brasil, no ano de 2016 a prefeitura daquele município fez um paliativo, uma barragem de barro com sacos de borracha para conter a grande quantidade de água que entra pela parte baixa da cidade, localizada bem próximo a ponte que liga os dois paises.

Barreira de proteção – Iñapari/Peru

 

Em Brasiléia onde tem seu centro histórico muito afetado pelas alagações. Ao percorrer apenas um trecho da orla do centro, é nítido ver a situação em que se encontra a mesma. Em toda a sua extensão totalmente degradada e desbarrancada, um triste retrato dos 113 anos de criação da cidade, com os imóveis junto a esta orla em ruinas e abandonados, com suas estruturas comprometidas corre o risco de desabar e serem tragados pelo rio Acre, colocando em risco a vida de todos aqueles que frequentam esse local.

(Margens do Rio Acre/ Parque Centenário/Brasiléia)

Chegando na orla próximo ao parque centenário, a situação não é diferente, esse trecho da orla se encontra ainda mais degradado, tornando se uma avenida aberta para o rio acre no período de enchentes onde este rio não tem qualquer dificuldade para invadir a cidade. Quando o Rio Acre rompe a orla do parque centenário em questão de poucas horas todo o centro histórico de Brasileia vai parar de baixo d’água.

(Margens do Rio Acre/ Parque Centenário/Bresiléia)

 

(Margens do Rio Acre/ Parque Centenário)

O parque centenário que até março deste ano se encontrava revitalizado com investimentos de mais de 1 milhão de reais, foi exemplo para outros locais no centro histórico que também foram revitalizados com investimentos igualmente vultosos, foi, totalmente destruído pela enchente do referido mês. Dinheiro público jogado fora.

Parque Centenário/ Brasiléia/Ac – Alagação-março 2023

Este fato significa que não adianta fazer nenhuma benfeitoria ou investimentos de infraestrutura no centro histórico sem primeiramente adotar medidas proativas de engenharia civil na construção de um muro ou barreira de contenção na orla ribeirinha que vai do antigo Hospital Raimundo Chaar até a ponte metálica que liga Brasiléia a Epitaciolândia, pois o que vem se configurando nesses últimos 11 anos de 2012 até 2023, é de uma alagação a cada 3,8 anos. A época de alagação a cada 20 a 25 anos já ficou para trás a muito tempo e nesse ritmo atual de uma alagação a cada 3,8 anos o centro histórico esta com os dias contados.

A exemplo Assis Brasil e Inapari, cidades do Alto acre como Brasiléia deveria adotar medidas proativas de engenharia civil, de construção de muros e barreiras de contenção de enchentes voltadas para a proteção da cidade contra alagações.

VEJA A REPORTAGEM COMPLETA:

728-02
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba mais

Política de privacidade
× Fale conosco!