As Principais Notícias da Região
Manaus/AM - sexta-feira, 18/07/2025
t1
modelo site 02
previous arrow
next arrow

Amazonas confirma mais cinco casos de varíola dos macacos; ao todo, são 27 confirmações

728-01

Manaus (AM) – Mais cinco casos de varíola dos macacos (Monkeypox) foram confirmados no Amazonas, nesta quinta-feira (1°), pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Os pacientes são quatro homens e uma mulher.

Segundo a fundação, os pacientes são residentes de Manaus, na faixa etária entre 20 a 30 anos e nenhum dos casos confirmados necessitou de internação. Eles seguem em isolamento domiciliar e observação.

Portanto, no Amazonas são 94 notificações, sendo 27 confirmados, 46 descartados, 21 suspeitos e nenhum registro de óbito pela doença. Até o momento, 93% dos pacientes são homens e apenas 7% tratam-se de mulheres infectadas pela doença.

Atendimento

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.

Em casos de suspeita dos sintomas, orienta-se:

– Evitar contato íntimo ou parcerias sexuais desconhecidas, assim como evitar parcerias múltiplas;

– Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas;

– No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar às suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;

– Em casos suspeitos ficar em isolamento até resultado laboratorial;

– Em casos confirmados manter isolamento até total cicatrização da lesão, evitando contato com outros indivíduos e, caso o contato seja necessário, cobrir as lesões utilizando roupas compridas e higienizar as mãos com frequência;

– Medidas adicionais devem ser mantidas em casos suspeitos e confirmados, como a higiene das mãos com frequência, não compartilhamento de alimentos, talheres, roupas, roupas de cama, toalhas, e outros objetos, os quais, também devem ser manipulados com cuidado, sem contato direto com as mãos e com o corpo.

 

*Com informações da assessoria

728-02
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba mais

Política de privacidade
× Fale conosco!