As Principais Notícias da Região
Manaus/AM - sexta-feira, 18/07/2025
t1
modelo site 02
previous arrow
next arrow

Cobertura 5G é sinal de esperança para zonas periféricas de Manaus; serviço inicia nesta quinta (6)

728-01

Manaus (AM)- A tecnologia 5G é muito aguardada desde quando a Coreia do Sul lançou a cobertura em 2019, sendo utilizada por 34 países posteriormente. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Manaus passa a receber a tecnologia a partir desta quinta-feira (6). No Brasil, algumas capitais já usam a nova cobertura de telefonia móvel e a expectativa é que as maiores operadoras de telefonia móvel (Vivo, Tim e Claro) se regularizem o quanto antes para receberem a quinta geração de internet.

As operadoras, inclusive, têm até o dia 28 de novembro para se regulamentarem à nova cobertura, de acordo com a Anatel.

Na capital, os bairros mais centralizados contam com um sinal de internet melhor do que nas periferias da cidade, localizadas nas zonas Norte e Leste. O serviço das operadoras de telecomunicação, de acordo com usuários de internet destas zonas, é um desafio. Há relatos de que a cobertura 4G chega a sumir por dias quando há chuvas intensas.

Bruna Rodrigues, de 25 anos, trabalha com vendas pela internet e conta como é depender de uma rede de internet de péssima qualidade. A jovem relata que mora no bairro Cidade de Deus, na Zona Leste de Manaus.

“A internet é muito ruim e só pega do tipo fibra. Eu nem sei a diferença disso, mas sei que é ruim, atualmente. Como eu trabalho pela internet, tenho que usar a do celular, que também nem é boa. A Net e Claro nem pegam nessas áreas e a gente usa essas que chegam oferecendo uma internet de qualidade. São mais baratas, mas não prestam”,

relata a autônoma. 

Em dia de chuva, o sinal da operadora costuma sumir de vez e, segundo Bruna Rodrigues, é comum o sinal ficar fraco e sumir por dias. “Nesses dias, aí que não prestava mesmo. Tem vezes que some por três dias. No meu celular, ainda aparece a opção 3G e 4G. Essa última acaba muito rápido e só dá para acessar durante uns 15 dias. Aqui já é difícil pegar o sinal da operadora normalmente, imagina o sinal de internet”, afirma Rodrigues.

Benefícios do 5G

Com a cobertura 5G, Manaus ganha transmissão de dados de forma mais veloz, estável e com menor tempo de resposta (latência). Na metrópole manauara, serão instaladas 84 antenas, mas apenas 21 irão funcionar primeiramente a partir desta quinta-feira, 6 de outubro, como informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI-Brasília), um aparelho com internet 4G demora até 54 milissegundos para processar um download de vídeo de 1 Gigabyte, por exemplo. Com o 5G, a expectativa é que este intervalo seja entre 1 e 2 milissegundos para processar até 20 Gigabytes, o que significa uma velocidade de até 20 vezes maior para os usuários.

Outro diferencial do 5G é a quantidade de dispositivos que podem estar conectados. No 4G, a cobertura é de 10 mil aparelhos por quilômetro, enquanto no 5G a rede de cobertura pode ser de até 1 milhão de aparelhos por quilômetro.

Bruna acredita que a nova cobertura 5G vai ajudar muito a sua vida profissional, já que a tecnologia promete trazer muitos benefícios na questão do serviço de internet.

“Eu acho que só vai ser dificultoso para quem realmente não tem acesso a nenhum tipo de internet, nem celular. Aqui na capital já é difícil a vida sem internet, agora imagina o interior, onde nem chega o sinal de telefone. Espero que pegue o sinal pelo menos no meu celular, já vai ser uma maravilha”,

anseia a jovem. 

por:Redação

728-02
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba mais

Política de privacidade
× Fale conosco!